Começou a campanha de financiamento coletivo do livro pop-up É Frevo no Pé, o livrinho feito em pop-up, que faz parte da coleção mais pernambucana que existe. A Plataforma escolhida foi o Catarse, pois já a conheço, participei como incentivador de outras campanhas antes e achei muito positiva a experiência. Veja abaixo os detalhes do projeto e Clique aqui para a cessar o link do financiamento e participar a campanha pra viabilizar mais um livrinho da nossa coleção. Parte dos livros ainda vão para bibliotecas estaduais e vai acontecer ações em escolas públicas.
O Livro pop-up É Frevo no Pé, é uma publicação infantil, que faz parte da coleção Pernambuco em Pop-up. Este livrinho conta um pouco sobre a história do Frevo e do passo, de forma lúdica, através de coloridas ilustrações, tendo como pano de fundo a cidade do Recife.
Em 2007, com o incentivo do Funcultura, que é o programa de incentivo a cultura do Governo de Pernambuco, tive a oportunidade de lançar o livro pop-up Os Gigantes de Olinda. Posso considerar que foi um sucesso, pois tanto as crianças quanto os adultos ficaram encantados com o livrinho, tendo esgotado-se em apenas 1 ano. Depois desse êxito, e percebendo a ausência de livros infantis que apresentassem a cultura pernambucana aos pequenos, eu senti a necessidade de expandir o projeto, produzindo uma coleção de livros infantis com a mesma linguagem estética e qualidade técnica já aprovadas pelos leitores.
Em 2013, foi lançado o 2º volume da série, onde foi escolhida a temática do Bacamarteiro, manifestação cultural centenária, ainda pouco conhecida e que é tradição no São João no interior de Pernambuco. O bacamarteiro é uma figura folclórica, sendo um atirador espetaculoso, inofensivo e pacífico, significando a valentia dos soldados nordestinos na Guerra do Paraguai.
Para este 3º volume da coleção, o assunto escolhido foi o Frevo. Música que nasceu em Pernambuco, e cuja dança, o passo, teve origem nas rodas de capoeira, é tradição e patrimônio imaterial cultural de Pernambuco, que anima e dá colorido ao nosso carnaval.
A proposta, portanto, é a de imprimir 1.000 exemplares do livro em pop-up É Frevo no Pé. O projeto ainda prevê a entrega de alguns exemplares para a biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, e a realização de 10 oficinas em escolas públicas do Estado de Pernambuco.
Lindas recompensas serão entregues aos que contribuírem, lembrando que a sua colaboração é espontânea e cada um ajuda com o que pode. Entretanto, além do próprio livro como recompensa, preparei lindos posters coloridos e camisetas.
Como optei pela modalidade de financiamento coletivo TUDO OU NADA, se atingirmos o valor total do projeto no prazo estipulado, você terá sua recompensa na data prevista, caso contrário todo dinheiro será devolvido a você. Por isso, gostaríamos de pedir que você se engaje na minha luta, divulgando esta campanha! Compartilhem com seus familiares, amigos, colegas de trabalho e com toda a vizinhança!
Abaixo, segue um recorte de algumas matérias jornalísticas que saíram em televisão, jornais, mídias eletrônicas e revistas aqui na cidade de Recife, tratando sobre o lançamento dos livros anteriormente publicados.
Capa dura 21x30cm (aberto), 4×4 cores, Tinta Escala em Cartão Panamá, laminação fosca 1 lado.
Miolo: 5 lâminas, 20,5x80cm, 4×0 cores, Tinta Escala em Cartão Triplex 300g, faca de corte, corte e vinco.
Detalhe extra: aplicação de fita.
Quantidade de páginas: 10
Método: a técnica do ilusionismo tridimensional será utilizada para a formatação gráfica do miolo do livro.
A proposta de acessibilidade apresentada permitirá pessoas de menor poder aquisitivo possam ter acesso ao livro, uma vez que haverá a doação de alguns exemplares para bibliotecas de escolas públicas de Pernambuco, através da entrega de exemplares a Biblioteca Pública do estado. Esta ação, além de promover a inclusão social e o incentivo à leitura, trará orgulho e motivação para muitos alunos que se identificam com os personagens da obra.
Além da ação de distribuição de livros nas bibliotecas públicas estaduais através da doação de exemplares à Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, está prevista nesta proposta, a realização de 10 oficinas, para alunos do ensino médio, que serão realizadas em escolas da rede estadual de ensino do estado de Pernambuco, com a distribuição de exemplares à biblioteca das escolas onde acontecerão as oficinas.
Em 2015, tive a oportunidade de conduzir uma oficina para alunos do ensino médio da Escola Estadual Profª Helena Pugó, em Recife, e com o resultado superou as minhas expectativas, gostaria de repetir as experiência ampliando a quantidade de Escolas.
Na oficina, eu apresentei rapidamente aos alunos, algumas técnicas de pop-ups, trazendo além dos meus próprios livros, outras obras contendo diversas referências. A minha intenção foi a de apresentar aos alunos o universo dos pop-ups, mostrando os diversos mecanismos de engenharia de papel e suas possibilidades.
Como resultado desta oficina piloto, foi desenvolvido um livro pop-up, utilizando-se a técnica de cenário, também chamada de carrossel. Essa técnica, que foi a mesma utilizada nos livros da coleção Pernambuco em Pop-up, é assim denominada, pois resulta em um livro, que quando aberto, pode-se amarrar uma fita ou cordão fixados ambos na capa e na contracapa, formando assim uma espécie de “móbile” que chega mesmo a lembrar um carrossel. Confira abaixo como ficou o livrinho, que foi produzindo de forma colaborativa pela turma neste dia.
O cronograma, etapas e formas de realização do projeto “LIVRO POP-UP É FREVO NO PÉ” encontra-se assim distribuído:
De 01/01/2017 a 02/02/2017:
1. Ajustes no layout e ilustrações pelo designer Erick Vasconcelos;
2. Revisão do Texto;
3. Diagramação e fechamento do livro, deixando o seu layout pronto para ir para a gráfica.
De 03/02/2017 a 28/02/2017:
1. Recebimento da prova digital do livro da Gráfica Fac Form para conferência e possíveis ajustes, caso seja necessário;
2. Impressão de 1.000 exemplares pela gráfica Fac Form;
De 01/03/2017 a 30/03/2017:
1. Envio de convites e divulgação do lançamento;
De 01/04/2017 a 31/04/2017:
1. Lançamento do livro, com entrada gratuita, em local ainda a ser definido.
2. Distribuição dos 910 exemplares. Parte para os financiadores e outra parte para ser disponibilizada a venda para o público em geral.
3. Doação de 50 livros para escolas da rede pública de ensino, por meio da Biblioteca do Estado;
4. Entrega de 20 livros às Escolas aonde irão acontecer as oficinas.
5. Entrega de 20 livros para divulgação.
Orçamento
O orçamento do livro pop-up É Frevo no Pé se divide da seguinte forma: 62% do dinheiro arrecado vai para os custos de impressão do livro, 13% de comissão para o catarse, 13% com custos de envio , 8% concepção e projeto gráfico, 2% com as oficinas de pop-up, e 2% para as demais recompensas.
Para saber mais sobre meus livros pop-up, é só acessar:
E qualquer dúvida podem entrar em contato comigo pelo e-mail designergrafico@gmail.com ou pelo WhatsApp (81) 9 9738 4616
Muito obrigado!
Abs,
Erick
* Os posters serão enviados sem a moldura, indo na embalagem, apenas a impressão em papel.