Em minha recente pesquisa para o mestrado, entre outras coisas, venho investigando estes incríveis livros, com o objetivo de criar recomendações para o desenvolvimento de ilustrações táteis aplicáveis a livros infantis, voltadas às crianças cegas ou com visão subnormal.
Com a falta da visão, sabe-se que o tato, juntamente com a audição, passam a ser as principais vias de aquisição de conhecimento dessas pessoas. Ao contrário do que pode-se imaginar, o cego, não nasce com uma audição, ou o tato extraordinariamente desenvolvidos. Seus sentidos funcionam perfeitamente igual ao das pessoas com visão normal, eles apenas aprendem a desenvolvê-los melhor, com o intuito de tentar suprir a falta que a visão trás em suas vidas.
Segundo o último censo realizado pelo IBGE, existem hoje no Brasil cerca de 318.369 crianças, na faixa etária de 5 a 14 anos cegas ou de baixa visão (aquelas que apresentam grande dificuldade de enxergar, mesmo com a melhor correção ótica), e esse percentual tente a ir aumentando conforme avançamos pelas demais faixas etárias.
Em meu mestrado, entre outras coisas, venho pesquisando esses livros, com o objetivo de criar recomendações para o desenvolvimento de ilustrações táteis aplicáveis a livros infantis, voltadas às crianças cegas. Com a falta da visão, sabemos que o tato, juntamente com a audição, passam a ser as principais vias de aquisição de conhecimento dessas pessoas. Ao contrário do que pode-se imaginar, o cego, não nasce com uma audição, ou o tato extraordinariamente desenvolvidos. Seus sentidos funcionam perfeitamente igual ao das pessoas com visão normal, eles apenas aprendem a desenvolvê-los melhor, com o intuito de tentar suprir a falta que a visão trás em suas vidas.
Segundo o último censo realizado pelo IBGE, existem hoje no Brasil cerca de 318.369 crianças, na faixa etária de 5 a 14 anos cegas ou de baixa visão (aquelas que apresentam grande dificuldade de enxergar, mesmo com a melhor correção ótica), e esse percentual tente a ir aumentando conforme avançamos pelas demais faixas etárias.
A visão é um importante meio de obtenção de informação, e é a partir da observação que a criança vai repetindo os gestos dos adultos e aprendendo. Na falta desse sentido, a criança perde uma ferramenta fundamental no caminho para aquisição de informação e aprendizado. Para as crianças cegas, congênitas ou não, o estimulo de sua percepção tátil desde cedo, é essencial para seu pleno desenvolvimento, e um importante caminho para minimizar as adversidades em um mundo minimamente adaptado aos deficientes, sejam eles visuais ou não.
Por isso eu acredito que esses livros são uma forte ferramenta para o ajudar no desenvolvimento tátil das crianças. Diferentemente das crianças com visão normal, já que essas possuem um repertório de imagens muito maior em suas mentes, os cegos precisam estar expostos a figuras táteis de forma constante. É realmente uma tarefa bastante difícil, pois existe uma carência de produtos feitos especificamente para os cegos. E mesmo que possamos desenvolvê-los hapticamente, a visão ainda é muito mais eficiente no que se refere ao reconhecimento de figuras. Ela (a visão) pode nos dar a informação completa que precisamos de uma vez só, enquanto que o reconhecimento pelo tato, se dá de forma sequencial, e mais lenta.
Apesar de entendermos a visão como sentido superior, não devemos subestimar a percepção tátil. Podemos, através de visão, tentar adivinhar a temperatura ou a textura de um determinado objeto, porém, entre os sentidos, é o tato que nos fornece essas informações com maior exatidão, por exemplo.
Na minha opinião, esses livros não são interessantes apenas ao toque, eu também os considero como verdadeiras obras de arte direcionadas às crianças (cegas ou não). É uma pena que eu não faça a menor ideia de como adquirir algum desses exemplares, então, só me resta conferir esses e mais outros trabalhos por aqui: http://www.tactus.org/.