fbpx

Oficinas Criando pop-ups

O Projeto

Durante os meses de outubro a novembro de 2017, aconteceu o primeiro ciclo de oficinas Criando Pop-ups. Estas oficinas são parte integrante do projeto Os Gigantes de Olinda – Pernambuco em Pop-up, incentivado pelo Funcultura, que é o programa de incentivo à cultura do estado de Pernambuco. O projeto em questão foi aprovado no ano de 2016, e agora em 2017 foi executado. Primeiramente houve a impressão e lançamento do livro pop-up Os Gigantes de Olinda. E, em um segundo momento, aconteceram as oficinas.

Foram ao todo 10 oficinas, em 10 escolas públicas do Estado de Pernambuco. 200 alunos com idade entra 14 a 17 anos foram beneficiados com as atividades. O objetivo foi o de apresentar aos alunos um pouco do universo mágico dos livros pop-ups. Usando lápis de cor, cola e tesoura, os alunos aprenderam uma técnica de pop-up específica, permitindo que eles mesmo pudessem construir seus próprios pop-ups.

O modelo proposto aos alunos foi uma célula animal, uma vez que trata-se de um assunto em que os alunos já estariam familiarizados. A execução deste projeto mostrou aos alunos as possibilidades de aplicação dos pop-ups em assuntos de sala de aula.

O projeto contou com o apoio técnico da equipe de ciências da Gerência Regional de Educação (Recife Sul). Os profissionais Andréia Ferreira de Barros, Luciana Martins das Chagas e Guilherme de Coimbra Santos acompanharam de perto a realização das oficinas.

Escolas Escolhidas

As Escolas escolhidas para as atividades foram: Escola Débora Feijó (Mangueira), Escola Presidente Arthur da Costa e Silva (Mustardinha), EREM Amaury de Medeiros (Afogados), Escola Nossa Senhora de Fátima (Afogados), Escola Educador Paulo Freire (Bongi), Escola Senador Novaes Filho (Várzea), Escola Cândido Duarte (Várzea), Escola Assis Chateubriand (Brasília Teimosa), EREM Lagoa Encantada (Lagoa Encantada) e Escola Marechal Eurico Gaspar Dutra (UR-11). As escolas foram indicadas pela Gerência Regional, utilizando como parâmetros, a proximidade de comunidades com maior grau de vulnerabilidade.

Material Utilizado

Todo o material utilizado nas oficinas foram fornecidos pelo projeto (Cola, lápis grafite, lápis de cor, régua, tesoura, borracha e papel). Cabia a escola escolhida, apenas fornecer uma sala adequada as atividades. As oficinas aconteceram em locais diversos, e variava de escola para escola. Salas de aula, laboratórios e bibliotecas foram os locais escolhidos.

Ao final de cada oficina, foi distribuído um exemplar do livro Os Gigantes de Olinda para cada um dos alunos participantes. As escolas contempladas pela atividade também receberam 2 exemplares do livro para serem incluídos ao seu acervo.

Após a execução das oficinas Criando Pop-ups, o projeto ainda ofereceu certificados para os alunos participantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *