O projeto
Durante os meses de outubro a novembro de 2019, aconteceu o segundo ciclo de oficinas Criando Pop-ups. Estas oficinas são parte integrante do projeto É Frevo no Pé – Pernambuco em Pop-up, incentivado pelo Funcultura, que é o programa de incentivo à cultura do estado de Pernambuco. O projeto em questão foi aprovado no ano de 2017. Em 2018, houve o lançamento do livro, e agora em 2019 foram realizadas as oficinas.
Foram ao todo 10 oficinas, que, em parceria com a rede de bibliotecas públicas da cidade do Recife, beneficiaram 200 alunos do ensino Fundamental II. O objetivo foi o de apresentar aos alunos um pouco do universo mágico dos livros pop-ups. Usando lápis de cor, cola e tesoura, os alunos aprenderam uma técnica de pop-up específica, permitindo que eles mesmo pudessem construir seus próprios pop-ups.
O modelo proposto aos alunos foi o livro do própro pojeto. Entretanto, os alunos eram orientados a buscar sua própria inspiração para a escolha do tema que guiaria a execução das ilustrações. A execução deste projeto mostrou aos alunos as possibilidades de aplicação dos pop-ups em assuntos de sala de aula.
Material Utilizado
Todo o material utilizado nas oficinas foram fornecidos pelo projeto (Cola, lápis grafite, lápis de cor, régua, tesoura, borracha e papel). Cabia a biblioteca escolhida, apenas fornecer uma sala adequada as atividades. Para este ciclo de oficinas, foi criada uma parceria com a rede de biblioteca pela Paz, e também uma perceria com o Centro Universtário dos Guararapes (UniFG). As oficinas aconteceram nos seguintes locais: Biblioteca Popular de Afogados, Biblioteca popular de Casa Amarela, Biblioteca Afrânio Godoy (Compaz Eduardo Campos), Biblioteca da Escola Municipal de Temo Integral Prof. José da Costa Porto, e na Biblioteca do Centro Universitário dos Guararapes (UniFG).
Após a execução das oficinas Criando Pop-ups, o projeto ainda ofereceu certificados para os alunos participantes.
Você pode adquirir um exemplar dos livros aqui: http://www.pernambucoempopup.com.br/loja/